03 fevereiro 2013

Stolen - Lucy Christopher


Editora: iD    ISBN: 9788516077808
Ano: 2012    Páginas: 368



Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções... Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues...


Gemma discute com os pais no aeroporto de Bangkok, no mesmo lugar aonde, mais tarde, é raptada depois de aceitar um café pago por um estranho. Ela descobre tarde demais que o gentil estranho é, na verdade, Ty, seu sequestrador. Do aeroporto, é levada para o meio do nada, aonde é obrigada a viver com Ty. A história de Stolen então vai se desenrolando a partir desse momento, mas em forma de carta de Gemma para Ty. Só descobrimos o motivo da carta no final do livro. A coisa que mais me chamou atenção na história de Stolen, foi o tema: Síndrome do Estocolmo. Isso não é spoiler, na verdade, a primeira coisa que você vê quando abre o livro, é a definição dessa síndrome.
 Infelizmente, minhas expectativas não foram alcançadas.


 Tenho certeza que muita gente vai discordar de mim nessa resenha, já que, todas as resenhas que li sobre esse livro, foram positivas. É, infelizmente fui bem do contra. O livro toma um ritmo tão rotineiro, que acaba sendo cansativo e monótono. As conversas eram, em sua maioria, sem graça. Eu não consegui sentir nada demais por Ty, achei ele muito ‘sei lá’, e chegava a ser irritante com sua obsessão repetitiva em alguns momentos. Às vezes eu tentava gostar dele, mas só conseguia achar ele legalzinho de vez em quando. A Gemma também não fica para trás, eu não achei que ela fosse o tipo de personagem bem peculiar, daquelas que  você consegue entender bem como é. Ela não fala muito dela, então é difícil pensar sobre como seriam suas atitudes na ‘vida real’, fora do cenário do sequestro, mas talvez isso faça sentido, porque não acho que o foco do livro seja a Gemma, apesar de tudo.
 Acho que, talvez, eu tenha me decepcionado demais porque esperava o tempo todo que algo muito legal acontecesse, o que acabava não acontecendo. Os mistérios também não foram tudo o que esperava, acabou que eu comecei o livro com expectativas demais.
 Mas o que me decepcionou mais ainda foi o final. Foi muito abrupto, e as personagens mudam demais depois de certo acontecimento. Não sei como a síndrome se desenvolve, mas acredito que não seja de forma tão rápida como aconteceu aqui. Aconteceu de uma hora pra outra e foi mal explorada, o que causou uma grande sensação de falta. E uma escolha que foi tão dramatizada durante a história, acabou sendo tratada sem muita importância no final. Foi como um salto: nada acontecia, então tudo aconteceu de uma hora só.
 No entanto, tenho que elogiar a escrita. A autora consegue passar todo o calor, todo sufoco que o sequestro pode passar, todas as sensações sentidas por Gemma. Apesar de não ter gostado da extrema quantidade de pontos, isso é algo com o qual eu me acostumei depois de um tempo. Outra coisa que gostei na autora, foi a dedicação para esse livro. Nos Agradecimentos, ela cita as pessoas que a ajudaram a escrever o livro, tanto nas opiniões quanto nas informações, preocupada, eu imagino, em deixar o livro mais real.


"E é difícil continuar odiando alguém que você passa a entender"

Concluindo: Stolen, apesar de tudo, é um livro bom, mas só isso. Bom. A leitura é um pouco lenta, pelo menos para mim que não aguentei toda aquela monotonia contínua, então eu não recomendaria para quem tem outros livros na lista de espera, porque pode acabar acontecendo que nem aconteceu comigo: “preciso acabar esse livro pra começar o próximo, mas esse não acaba nunca!"


Nota: 3 estrelas








Sem comentários:

Enviar um comentário